Engenharia de Avaliações Imobiliárias - Módulo Básico

• Eng. Sérgio Alberto Pires da Silva

• 22 de setembro a 23 de outubro de 2021

• Online

• Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná - IBAPE/PR

• Inscreva-se

OBJETIVOS

• iniciação ou reciclagem fundamentada e prática do profissional na Engenharia de Avaliações, através de procedimentos técnicos, que permitam abordar a matéria de forma técnica e científica;
  • capacitar o avaliador para trabalhos avaliatórios com segurança e consistência;
  • demonstrar ao profissional a possibilidade de atingir o valor de mercado de imóveis, com mínimo de subjetividade;
  • incentivar o profissional para que, mediante a continuação dos estudos, possa qualificar sua busca de soluções de valor, utilizando a informática constantemente;
  • disponibilizar técnicas de utilização de conceitos e resultados econométricos para a atividade avaliatória;
  • abordagem teórica e prática das recomendações do normativo que orienta tecnicamente a prática avaliatória;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

01. Medidas de tendência central e variabilidade;
02. Justificativa da variabilidade com uso de metodologia científica;
03. Regressões simples e múltiplas;
04. Modelagens estatísticas, escalas de medida e eficiência de modelos;
05. Análise da variância. significância dos regressores e do modelo;
06. Normalidade, auto-regressão, colinearidade. homocedasticidade;
07. Estudo da distribuição de valores em torno da média linear e não linear;
08. Intervalo de confiança e de predição, pontos influenciantes;
09. Uso de dicotomias, variáveis de interação e pontos de máximo;
10. Normas da ABNT: NBR 14653 e avaliação intervalar;
11. Laudo de avaliações: elaboração. tópicos básicos;
12. Exemplos práticos de avaliação com uso de modelos computacionais (ts-sisreg).

PÚBLICO ALVO

O curso é destinado a engenheiros civis, agrônomos, arquitetos e profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia, que desejarem atuar nas áreas de Avaliação de Imóveis para Órgãos Públicos e Privados e Perícias para o Juízo e Escritórios de Advocacia. Para credenciamento na Caixa Econômica Federal  e no Banco do Brasil e demais instituições que demandam avaliação de bens.

CARGA HORÁRIA

25 horas aula

Video aulas (21h);
Videoconferências com o professor (4h)
Material didático;
Fórum de dúvidas;
Acesso ilimitado à plataforma (22/09 a 30/10);

DATAS, HORÁRIOS E LOCAL

Início: 22 de setembro de 2021

Conclusão: 23 de outubro 2021

MINISTRANTE

O curso será ministrado pelo engenheiro Sérgio Alberto Pires da Silva, Instrutor de diversos cursos em todo o País, tais como o de Estatística Aplicada a Engenharia de Avaliações, Versões apresentadas para: CEF, ABDE, BANCO CENTRAL, SMOV, ASBACE, CENTRUS, BANRISUL, PATRIMÔNIO DO RS, CREA/BA, IBAPE/PR, CAPRA-LISBOA, etc.

Autor do aplicativo para Engenharia de Avaliações denominado SISREG.

Atualmente diretor e Responsável Técnico da TECSYS Engenharia Ltda.

Consultor de diversas Incorporadoras e empresas, envolvendo Engenharia de Avaliações e Engenharia Econômica, pertinentes a imóveis comerciais (lojas e escritórios) e residenciais.

Membro da Comissão de Estudos para Revisão da NBR 5676 (NB-502) – Avaliações de Bens, cancelada e substituída pela NBR 14653-2 – Parte II – Imóveis Urbanos

INSCRIÇÕES:

As inscrições deverão ser encaminhadas ao IBAPE–PR, por e-mail até o dia 20/09/21:  ibapepr@ibapepr.org.br.

Qualquer dúvida no telefone (41) 98773-5123