Curso
Extensão - Microrganismos Aplicados à Agricultura
-
Profª. Drª. Glaciela Kaschuk
-
Data: 09/03/2022 a 09/05/2022
-
Online
-
Universidade Federal do Paraná
Inscreva-se
Apresentação e Objetivos
Curso com a metodologia EAD, o acesso ao conteúdo através da Plataforma de aprendizagem, com aulas ao vivo, aulas gravadas, apostilas e atividades avaliativas. Objetivos: Proporcionar o conhecimento necessário para eficiente utilização de micro-organismos na agricultura. presentar tecnologias de aplicação de inoculantes comerciais com vistas ao aumento de produtividade.
Programação
Módulo 01 Fixação Biológica de Nitrogênio em leguminosas e gramíneas. Mecanismos bioquímicos da fixação biológica de nitrogênio. Fatores que afetam a fixação biológica de nitrogênio. Técnicas de inoculação e avaliação da nodulação.
Módulo 02 Micorrizas. Tipos de micorrizas. Micorrizas arbusculares e Ectomicorrizas. Fatores ambientais que afetam as micorrizas. Potencial de utilização nas culturas agrícolas. Módulo 03 Rizobactérias promotoras de crescimento em plantas (RPCP). Colonização das raízes. Mecanismos de ação: fixação de nitrogênio, indução da produção de fitohormônios, solubilização de fosfato, controle biológico de fitopatógenos. Potencial de utilização nas culturas agrícolas.