A Engenharia Civil ao Longo da História
Definir a origem da Engenharia é uma tarefa difícil para os historiadores, a necessidade de construir abrigos para sobreviver é quase inerente à origem do ser humano. Nos dias de hoje, dentre todas as Engenharias que temos, a civil é uma das mais antigas e também a mais escolhida pelos vestibulandos, mas você sabe a história desta Engenharia ao longo dos séculos?
A palavra Engenharia vem do Latim Ingenius, onde In significa, “dentro” e genius “divindade que preside em cada um”, já a palavra civil está ligada a “cidadão”. O termo foi popularizado para diferenciar as construções voltadas para a sociedade, das outras que tinham um objetivo militar. O primeiro relato de um Engenheiro Civil na história foi registrado no Egito Antigo(2.635 a 2.155 a.C.), o nome de Imhotep ficou bastante conhecido por ele ser o idealizador das Pirâmides, em especial a do faraó Djoser, localizada na Necrópoles Saqqara.
Depois de Imhotep, a Engenharia egípcia entrou em evidência não só no Oriente Médio, mas em todo o mundo, tendo em vista que, suas construções e esculturas serviram de inspiração para os povos vizinhos da época e ainda são apreciadas nos dias de hoje, deixando muitas incógnitas para os historiadores sobre as formas que foram construídas.
Apesar das pirâmides serem um dos maiores exemplares da Engenharia Civil e arquitetura em pedras, a cultura que mais explorou esse material foi a grega. A partir do século VII a.C. os gregos começaram a usar as rochas, principalmente o mármore, para erguerem seus templos, teatros e casas. Os Engenheiros da época não utilizavam argamassa para firmar as peças, apenas abraçadeiras e buchas. Um dos exemplos que podemos citar é o Templo de Ártemis, localizado em Corfu, sendo construído em 580 a.C, este templo foi o primeiro a ser construído em pedra no estilo dórico. Suas medidas são de 49m por 23,46m e foi o maior templo do seu tempo. Pela relevância da época e estado de conservação ao longo de séculos, o templo é tido entre as 150 obras-primas da arquitetura ocidental.
Dando um salto temporal, mas ainda analisando o lado oriental, outra construção que merece destaque na história da humanidade é a Muralha da China. Com seus 2.300 km de extensão e uma altura média de 7,5 metros e cerca de 3,75 metros de largura, a muralha cumpriu durante séculos o seu principal propósito, proteger o vasto território chinês de invasores. Em uma pesquisa rápida feita na internet você pode encontrar os pontos de início e fim da muralha em apenas um clique, mas, para que a construção da muralha fosse concretizada, foram necessários mais de 2 mil anos de trabalho da engenharia chinesa, tendo passado por várias dinastias até sua conclusão no século XVI.
Enquanto a civilização ia aprimorando os seus conhecimentos sobre construções no lado oriental, o ocidente europeu também apresentava indícios de uma revolução na área da Engenharia Civil. Um dos grandes responsáveis por essa revolução foi John Smeaton(1724- 1792). A sua importância se deve pelo fato de ter desenvolvido uma nova fórmula para o cimento moderno possibilitando por meio dele importantes construções que tornaram o Reino Unido uma das maiores potências da época. Além de sua contribuição em diversos projetos de Engenharia, J. Smeaton também foi o idealizador da Sociedade de Engenheiros Civis. Pelo o que se tem registro essa foi a primeira sociedade de Engenharia a se formar no mundo.
A criação da sociedade de Engenharia idealizada por John Smeaton e posteriormente transformada em escola, possibilitou a criação de outras ao redor do mundo, onde os conhecimentos eram divididos e aplicados sob a perspectiva cultural e contexto da época. A primeira da América a ensinar os conceitos de Engenharia Civil foi a University Norwich, em Vermont(EUA), fundada em 1819. Nos anos seguintes, o primeiro diploma em Engenharia Civil nos Estados Unidos foi premiado pelo Instituto Politécnico Rensselaer, em 1835, enquanto o primeiro diploma em Engenharia Civil de uma mulher foi concedido pela Universidade de Cornell para Nora Stanton Blatch em 1905.
É importante ressaltar que apesar da primeira escola de Engenharia ser dos EUA, a América já tinha um forte contato com a Engenharia Civil através das civilizações Incas, Astecas e Maias. As construções presentes em Machu Picchu(Peru), o Templo de Ehécatl(Cidade do México) e a pirâmide de Kukulkan (El Castillo), são exemplos de que mesmo sem ter um conhecimento embasado por livros, a Engenharia Civil e todas as sua técnicas estavam presentes nestas civilizações latino-americanas desde de o seu nascimento, ascensão e queda.
E falando em América Latina, não podemos terminar sem mencionar o nosso país, não é mesmo? Aqui no Brasil, a Engenharia Civil se popularizou no período colonial, com a construção de fortificações e igrejas. A chegada da família real trouxe em especial a primeira escola de Engenharia Civil em território brasileiro a Real Academia Militar no ano de 1810.
Nos anos seguintes, o Brasil teve um forte investimento em construções na área de Engenharia Civil. O fato de o Brasil estar no bloco dos aliados na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, foi um impulsionador que proporcionou a chegada de tecnologias norte-americanas para o país.
O primeiro grande marco dessa tecnologia adquirida foi a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, no ano de 1941, impulsionando a produção de aço, cimento, petróleo e energia no país. Outro grande marco da Engenharia Civil brasileira foi durante a criação da nossa capital, Brasília. O plano de construção do distrito federal teve um forte investimento na construção de rodovias, isso resultou numa maior facilidade de transporte entre as regiões e também a intensificação na construção de hospitais, casas, escolas e outras edificações, provando mais uma vez que a Engenharia Civil traz inúmeros benefícios ao ser voltada para o desenvolvimento da sociedade.
Além da capital, outros grandes empreendimentos merecem destaque na história da Engenharia Civil, como a Ponte Rio-Niterói, localizada na baía de Guanabara (RJ), a Ponte é a maior ponte de concreto protendido no Hemisfério Sul e a sexta maior do mundo, ela possui 13,29km de comprimento total e 72 metros de altura no maior pilar, Os engenheiros responsáveis da obra disseram que o maior desafio foi construir os 9km da ponte erguidos sobre o mar, que demandaram uma perfuração profunda no subsolo oceânico para encontrar um terreno rochoso que fosse capaz de suportar o peso da estrutura.
Trazendo um exemplo aqui do nosso estado, a Engenharia Civil se fez muito presente na construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu, revolucionária para a época até os dias de hoje, a usina é a segunda maior hidrelétrica do mundo. Com projeto de Niemeyer, Itaipu foi inaugurada em 1984 tendo sido usados 12.570.000 m3 de concreto, além da participação de 40.000 trabalhadores diretos. Com 196 metros de altura, comprimento total de 7.919 metros e 1.350 km² de área alagada. Além dos números, outro fato histórico para os paranaenses é a participação da Eng. Civ. Enedina Alves Marques na construção dessa obra e também na Usina Capivari-Cachoeira em Antonina, sabia dessa estudante?
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Fontes:https://www.historiaantiga.com/arquitetura-grega/;civilizacaoengenheira.wordpress.com;www.engenhoearte.info;https://blog.archtrends.com/;https://engenharia360.com/;https://mundoeducacao.uol.com.br/;https://blog.obraprimaweb.com.br/;https://www.todamateria.com.br/;wikipedia.com.