Conheça os arranha-céus mais altos do Brasil
Você já se perguntou quais são os prédios mais altos do mundo? E quais seriam os mais altos da América do Sul? Segundo estudos feitos pela Emporis GmbH - empresa que coleta dados sobre imóveis, situada em Frankfurt am Main, Alemanha -, o Brasil possui os maiores arranha-céus da América do Sul! Localizados em cinco cidades: Balneário Camboriú, São Paulo, Recife, Goiânia e Rio de Janeiro.
Estas cinco cidades estão atualmente entre as cem com maior quantidade de arranha-céus do mundo, e vale informar que para ser considerado um arranha-céu, o edifício deve possuir mais de 150 metros de altura. Sabia dessa?
Para os amantes de altura e das engenharias que tornam esses feitos possíveis, o CreaJr-PR listou algumas curiosidades sobre os 5 prédios mais altos do Brasil; confira:
5. Condomínio Edifício Mirante do Vale (170 m)
Com sua construção iniciada em 1960, o edifício “Condomínio Edifício Mirante do Vale'' foi projetado pelo Engenheiro Waldomiro Zarzur juntamente com Aron Kogan. Localizado na região do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, sua conclusão só ocorreu seis anos depois, em 1966, e por 48 anos manteve o título de maior arranha-céu do Brasil.
Além do título nacional, Mirante do Vale foi considerado o décimo oitavo arranha-céu mais alto da América do Sul - com seus 170 metros de altura -, sendo superado só em 2014.
Em 2002 iniciou-se uma campanha interna para atribuir ao edifício o nome em homenagem ao seu construtor e projetor Waldomiro. A questão foi debatida em assembleia, que decidiu atribuir ao edifício a denominação fantasia de W. Zarzur.
4. Tour Geneve (183 m)
O Complexo Tour Geneve é um arranha-céu localizado no bairro de Altiplano, João Pessoa, capital do estado da Paraíba. O edifício residencial, empresarial e comercial, é o mais alto da região Nordeste do Brasil e o quinto mais alto do país.
Além da sua altura, a vista encantadora para o mar e paisagem ao redor é outro atributo positivo para a edificação. Outro destaque é seu projeto - até então inédito em 2018 – que conta com uma cisterna de reaproveitamento de 300 mil litros d'água, pequenos lagos com peixes decorativos, paredes vegetais e muitas áreas verdes.
Tour Geneve é o primeiro prédio certificado com selo AQUA de sustentabilidade, concedido pela Fundação Vanzolini, criada e gerida pela Universidade de São Paulo.
3. Infinity Coast Tower (234 m)
Um dos mais recentes da lista, o Infinity Coast Tower, é um arranha-céu localizado na cidade de Balneário Camboriú, região litorânea de Santa Catarina, construído em 2019.
Conhecido como o arranha-céu mais alto já construído no país por menos de um ano (até a construção das torres gêmeas Yachthouse Residence Club, também em Balneário, em 2020) e um dos mais altos arranha-céus da América Latina, com seus 234,7 metros de altura, ele foi projetado por Andres Juan Bandeo, que afirmou que não tinha a intenção de construir um edifício residencial com essas marcas expressivas.
2. Yachthouse Residence Club (281 m)
O Yachthouse Residence Club é um complexo residencial composto não por uma, mas por duas torres gêmeas em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Com a sua construção iniciada em 2020, os dois edifícios atingiram sua altura máxima, tornando-se os mais altos do país, suas obras continuaram até junho de 2021 e finalizaram em junho de 2022 com a sua inauguração definitiva.
Realizada pelo Grupo Pasqualotto & GT, com design do escritório Pininfarina, os dois edifícios situam-se na Avenida Normando Tedesco, e cada uma das duas torres possui 281 metros de altura, com 81 andares e 22 elevadores no total.
Devido à altura imponente da edificação, o Yachthouse Residence tem se tornado alvo da prática de esportes radicais. Em novembro de 2017, base jumpers de todo o Brasil se reuniram para saltar de uma altura de 180 metros. Já em janeiro de 2021, os praticantes de wingsuit se aventuraram nas alturas do edifício.
1. One Tower (290 m)
Finalizando o nosso Top 5, a One Tower está localizada na cidade de Balneário Camboriú/SC. Recém-inaugurado, em dezembro de 2022, é o edifício mais alto já construído no país, e o segundo mais alto arranha-céu da América do Sul, com seus 290 metros de altura e 84 andares.
Construída pela Reical Engenharia, o edifício também possui uma arquitetura contemporânea assinada pelo arquiteto Andres Juan. Em seu total, são 84 pavimentos, sendo 70 habitáveis. O edifício conta com dois apartamentos por andar e espaços luxuosos para os moradores.
A construção integra o projeto de transformar o skyline de Balneário Camboriú, além de ser a nova atração da área litorânea, considerado por muitos como um novo ponto turístico.
E aí, o que achou do conteúdo? Comente para nós alguma curiosidade sobre esses arranha-céus ou algum outro que você conheça!