Top 5 : Os andaimes mais utilizados nas construções brasileiras

Os andaimes são estruturas essenciais e indispensáveis em qualquer tipo de construção. Essas sustentações são montadas temporariamente em canteiros para facilitar e trazer mais segurança às atividades realizadas pelos trabalhadores em locais altos.

Ao contrário do que muitos pensam, os andaimes são estruturas que necessitam ser montadas com materiais adequados para cada tipo de situação nas construções. Eles podem ser de aço, alumínio ou ferro, para ambientes internos ou externos, ou até mesmo para outras atividades como a demolição de estruturas, fixação de painéis, limpezas, reformas ou pinturas.

A montagem desse equipamento deve ser supervisionada pelo engenheiro responsável pela obra, utilizando equipamentos corretos e respeitando as normas NR18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - e NBR 6494 - Segurança nos Andaimes. 

Sem mais delongas, vamos ao nosso top 5 dos modelos de andaimes mais usados em obras brasileiras : 

Suspenso ou balancim 

Você já deve ter visto esse modelo de andaime pelo centro da sua cidade nos prédios mais altos ou super espelhados, ou então em algum filme de ação estilo ‘Missão Impossível'. 

O modelo suspenso é bastante usado para atividades de manutenção e limpeza de fachadas, poços e chaminés. Sua estrutura é semelhante a uma cadeira anatômica presa por cabos de aço e movimentada por meio de guinchos manuais ou elétricos motorizados. Bem prático, não? 


Fonte : Google Imagens

Tubular ou Apoiado

Um pouco mais modesto, mas nem por isso menos importante, os andaimes estilo tubular costumam ser extremamente utilizados por pedreiros e pintores em suas atividades profissionais. 

Com uma estrutura que pode ser tubular e apoiada de forma simples - o nome é realmente auto explicativo, não? -  e de forma independente da construção, esse andaime é capaz de suportar cargas bem pesadas. Porém, quando montado em fachadas de prédios, é aconselhado estar sendo revestido por uma tela para uma maior segurança dos profissionais. 


Fonte : Google Imagens


Móveis

Os mais queridinhos no ambiente interno das construções chegou! Esse modelo sem exceção, é apoiado sobre rodas, tornando a mobilidade de toda a estrutura dentro do canteiro de obras muito mais prática para os profissionais. 

São plataformas de suporte temporárias, sendo perfeitas para trabalhos como reboco ou pinturas. O andaime móvel não é apenas muito seguro, mas também econômico, eficiente e portátil. 


Fonte : Google Imagens


Fachadeiro

Formado por torres modulares com quadros horizontais, verticais, diagonais, travessas, pisos metálicos, dando formações de paginações variadas, que permitem alcançar desde as pequenas ás grandes extensões de paredes. 

Esse modelo definitivamente é um dos mais usados na construção civil brasileira. Além de ser bastante indicado para locais considerados mais estreitos. 


Fonte : Google Imagens


Industrial

Chegando ao fim do nosso top 5, mas nem por isso menos importante, trazemos o modelo industrial.

Composto por um sistema de travas do tipo “X”, impede possíveis desencaixes das peças e acessórios. Seus painéis de 1,5m de base e também de altura fazem parte da composição, proporcionando aos profissionais uma maior segurança durante a realização das atividades a mais de dois metros de altura. 

 

Fonte : Google Imagens

 

Não podemos esquecer que para todo andaime estar apto ao uso, deve passar por todos os testes de Inspeção de Qualidade. Desde o momento em que os tubos de aço chegam para seu corte, passando pela pintura, e outras etapas da sua montagem! 

E aí, gostou do conteúdo? Comente quais novidades você aprendeu sobre andaimes que até então era desconhecida ou nos conte uma curiosidade que não citamos no texto! 



Fontes: Viva Decora, Brasmetal, Urbe.