Saiba mais sobre a Internet das Coisas (IoT) na Construção Civil
Com o avanço das inovações tecnológicas, surgiu um recurso com grande potencial de melhoria de processos, de compilação e análise de dados. Trata-se da IoT (Internet of Things), ou Internet das Coisas.
A tecnologia IoT
A Internet que conhecemos, basicamente, é uma rede de computadores internacional. A internet comum é um meio de conexão entre computadores, celulares e tablets entre si com outros servidores. Estes, armazenam os dados que formam o mundo virtual em que navegamos.
Analogamente, a IoT é uma passo à frente. Trata-se então da conexão de coisas propriamente ditas, desde os menores objetos até as maiores máquinas. A partir da IoT, são rompidas as barreiras e absolutamente tudo pode se conectar a tudo. As possibilidades vão desde os utensílios pessoais, como as nossas próprias roupas, até um equipamento de obra.
De modo geral, a IoT funciona com base em:
- Sensores para obtenção de dados de velocidade, localização, temperatura, etc;
- Conexão por rede para trânsito de dados, via WiFi ou Bluetooth;
- Processamento de dados, geralmente de forma centralizada em software;
- Interface com o usuário através de aplicativos, possibilitando leitura de dados e operação de dispositivos conectados.
A IoT é mais uma das tecnologias que podem proporcionar um grande salto no desempenho e na produtividade da construção. Outras tecnologias que também podem auxiliar neste possível momento disruptivo são a Inteligência Artificial (AI, de Artificial Inteligence) e o Aprendizado de Máquinas (Machine Learning). Estas tecnologias estão extremamente conectadas, pois todas permitem o trabalho com dados com maior precisão, agilidade e quantidade. É o Big Data tangenciando a indústria da construção.
A necessidade de evolução da indústria
Sabe-se que o mercado responde inevitavelmente à rentabilidade e o sucesso financeiro dos negócios. É este então, o melhor argumento para a utilização da IoT em todas as indústrias, inclusive a da construção.
A indústria da construção, historicamente até então, é sempre retardatária quando se analisa comparativamente outras indústrias à evolução dos níveis de produtividade. Atualmente, pensa-se para a indústria como um todo, com o desenvolvimento da Indústria 4.0 e a Indústria 5.0 já surge no horizonte. Contudo, a construção civil nunca é a pioneira na inovação tecnológica, e não tem maturidade (e nem está próxima) de Indústria 4.0.
No entanto, isto escancara o quanto o setor tem a ganhar. Afinal, os pontos que são beneficiados são, principalmente: a gestão; o transporte; a energia; e a segurança. A IoT pode revolucionar modelos de negócios hoje estabelecidos na indústria através do big data gerado. E além disso, o momento nunca foi tão propício para a inovação tecnológica na construção.
Transição e adaptação do mercado
No entanto, para uma implementação dessa tecnologia na indústria da construção civil, existe uma transição necessária. É preciso uma adaptação da infraestrutura dos aparelhos e das coisas propriamente ditas que farão parte de uma rede. Além disso, existe a capacitação de pessoas para trabalhar com os novos processos. Tudo isto exige um período de adaptação.
Outro aspecto relevante é a necessidade de altos investimentos para trazer a IoT para realidade da construção civil, especialmente no Brasil. Por enquanto, as iniciativas são mais comuns em edifícios de luxo e empreendimentos de alto padrão.
No entanto, não dá para realizar um investimento e usar a internet das coisas imediatamente, a adaptação é necessária. Uma pesquisa desenvolvida pela Cisco mapeou que um terço dos projetos de IoT não são considerados um sucesso. Portanto, é preciso ter ceticismo e entender as estratégias correta para este desenvolvimento. Etapa por etapa.
Aplicações na Construção Civil
Bem, quando pensa-se na aplicação de tecnologias mais sofisticadas, é como se imaginássemos as Indústrias Stark na construção civil. Pois bem. A inclinação desse cenário beira à ficção científica.
A utilização da IoT na construção civil é então, basicamente, inerente ao uso de aparelhos e equipamentos integrados em rede objetivando relatar, alterar e monitorar o ambiente no canteiro de obras.
A aplicação nos canteiros de obras é muito ampla, uma vez que novas soluções são criadas a cada dia, especialmente pelo incentivo à inovação e o grande desenvolvimento de construtechs.
Entre as tecnologias que são relacionadas à IoT, podemos citar a utilização da Inteligência Artificial para tomar decisões, antevendo riscos, com base em dados compilados. Também temos a utilização da Realidade Virtual e a Realidade Aumentada para interagir com a obra, visualizando as fases futuras da obra, evitando então falhas no processo. Isso sem falar de drones realizando o monitoramento do andamento de obras.
Dentro das possibilidades da utilização de IoT no canteiro de obras, podemos citar também o monitoramento de maquinários. É possível assim, otimizar o uso de máquinas, reduzindo sua ociosidade, verificando seu desgaste, monitorando a temperatura durante o uso.
Um outro grande ganho é a possibilidade do controle do canteiro de obras de maneira remota. Pode-se, por exemplo, controlar um equipamento num canteiro de obra estando em outra cidade ou outro país. Tudo isso através de um smartphone, computador ou outra interface.
A IoT possibilita também, através dos sensores, integrar materiais de construção. Será possível monitorar o desempenho de um material quanto à sua resistência, por exemplo. Isto se relaciona com o conceito de Smart Grid, em que pode-se monitorar a carga sobre uma planta em tempo real e contínuo.
Imagine identificar o vazamento de água em uma tubulação de forma extremamente precisa, evitando retrabalhos por não saber o ponto específico de uma não estanqueidade. Ou monitorar em tempo real e de maneira contínua o estado das fiações, facilitando portanto o planejamento de manutenções preventivas, antecipando riscos.
Ainda no canteiro de obras, a IoT pode facilitar até mesmo o monitoramento dos EPI’s. Imagine controlar as condições físicas dos colaboradores, otimizando sua produtividade. Ou então, utilizar tecidos que controlem a temperatura corporal, evitando superaquecimento do corpo dos colaboradores. Além disso, temos também a utilização visores de realidade aumentada, indicando o que deve ser construído ou alertando possíveis situações de perigo.
Além das aplicações no processo obra, é preciso pensar nos benefícios da aplicação da IoT nas edificações inteligentes (smart buildings). Através de dispositivos de automação, proporcionando ambientes totalmente integrados, com o controle através de um smartphone, por exemplo. Controlar a temperatura do ar condicionado, abrir e fechar janelas, acompanhar o consumo de suprimentos da sua geladeira, entre vários outros benefícios possíveis.
Impactos nas cidades e na indústria da construção
Os impactos da IoT são grandes, devido à facilidade e o impulso ao DIY (Do It Yourself, ou o Faça Você Mesmo), em virtude da conectividade com as coisas do cotidiano. A IoT é um caminho sem volta, e pode ser acelerada especialmente pela chegada da conexão 5G.
O BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), desenvolveu um estudo denominado “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”. Este estudo foi feito em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com consultoria da McKinsey. O estudo em questão, apontou que o país tem potencial econômico de 27 bilhões de dólares até 2025, devido à economia com a gestão pública, transporte e energia com a aplicação de IoT.
Além disso, já existem iniciativas no Brasil, especialmente na gestão das cidades, através do otimização da mobilidade urbana, da segurança pública, economia de energia e combustível. É o conceito de cidades inteligentes.
Outro ponto também é que, por ser uma iniciativa recente no mercado, são poucos os fornecedores confiáveis no mercado. E isto torna-se portanto um diferencial competitivo para empresas da construção. Pode ser este o grande momento de disrupção, um grande salto da produtividade da construção civil através das inovações tecnológicas, especialmente, pelo uso da IoT.
Fonte:
Texto: Matheus Alves Martins – Blog Engenharia 360 (https://engenharia360.com/iot-internet-das-coisas-construcao-civil/)
Foto: Blog Halo Notoriedade Empresarial (https://halonotoriedade.com.br/qual-o-impacto-e-as-aplicacoes-da-iot-na-construcao-civil/)